quinta-feira, 31 de outubro de 2013

" Chore, grite, ame.
  Diga que valeu, que doeu,
  que daqui pra frente só vai melhorar.
  Perdoe, insista, ame novamente.
  Não leve a vida tão a sério.
  Descomplique, quebre regras,
  perdoe rapidamente,
  beije lentamente.
  Ame de verdade,
  ria descontroladamente e
  nunca lamente nada,
  que tenha feito você sorridente !" 
  (Vinicius de   Moraes)
                                                                           















" O deixo com sua vida,
   seu trabalho,
   sua gente,
   com seus raios de sol e
   seus amanheceres,
   semeando sua confiança,
   o deixo junto ao seu mundo,
   derrotando o impossível. "( Mario Benedetti)
                                                           

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Daqui a 50 anos eu ainda vou saber seu nome
e vou me lembrar de todas as vezes que você me fez sorrir." ( Caio Fernando Abreu )
                                     

terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Quando ela não encontrar o amor, ela pode encontrar poesia. Porque ela não age , ela observa , ela sente , ela registra , uma cor, um sorriso desperta ecos profundos dentro dela , seu destino é fora dela, espalhados em cidades já construídas, nos rostos dos homens já marcadas pela vida , ela se faz entrar em contato, ela aprecia com paixão e ainda de uma forma mais individual, mais livre , do que a de um jovem . Ser mal integrada no universo da humanidade e dificilmente capaz de adaptar-se nela , ela , como a criança, é capaz de vê-lo objetivamente , em vez de estar interessada apenas em sua compreensão sobre as coisas , ela olha para o seu significado , ela chama o especial contorno , suas metamorfoses inesperadas. Ela raramente sente uma criatividade ousada e, normalmente, ela não tem a técnica de auto expressão , mas em sua conversa , suas cartas, seus ensaios literários, seus esboços , ela manifesta uma sensibilidade de origem. A jovem se joga em coisas com ardor , porque ela ainda não está privada de sua transcendência , e o fato de que ela não leva nada , que ela não é nada, vai fazer seus impulsos somente o mais apaixonado . Vazia e ilimitada , ela busca dentro dela nada para atingir , Nada . ( Simone de Beauvoir, O Segundo Sexo )
                                    

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Amar a vida é obrigação de todos nós seres humanos. Vivemos, e ainda estamos vivos porque recebemos essa dádiva das mãos do Universo. Ele nos segura, Ele nos dá o seu amor e suporte. Seria muita deslealdade do indivíduo desvalorizar todos os segundos, minutos e momentos, sejam eles quais forem (bons ou maus). Nosso amor por Ele, por incrível que nos possa parecer, só é demonstrado nas horas da alegria, quando nas horas más, nas doenças ou fracassos que devemos erguer os nossos olhos, unir as nossas mãos em louvor agradecendo pela força que estamos recebendo por enfrentarmos mais uma grande batalha com sabedoria, firmeza e serenidade, nos acovardamos. "Nada é impossível aquele que nos fortalece", disse o Divino Mestre, verdadeiro é, se assim não o fosse Ele não seria amado! 
Ao longo da vida ganhamos e perdemos algumas vezes, quando ganhamos ficamos muito felizes, quando perdemos continuamos a lutar, o mesmo deve acontecer com o que ganhamos e estamos quase perdendo - a nossa saúde - para seguirmos grandes, como nos quer o Divino.
Viver é transformar pesadelos em sonhos, isso não depende dos outros, depende de nós. Até o mais desonesto, o mais miserável dos homens caminha mais fortemente quando lhe falta saúde, porque nada nos debilita e enfraquece mais. Nesse momento nos deparamos que a conta da nossa força de vontade, nosso amor por nós e pela sobrevivência é de competência da nossa fé e só de nós depende. Com essa certeza, a resposta vem Dele, se assim fortemente desejarmos. Nada nos foi dado ao acaso, nada nos foi dado se não foi para medir o quanto amamos o corpo que abrigou  por tanto tempo nosso espírito que é o Divino que em nós habita. Tenhamos foco, tenhamos força, tenhamos fé, apenas três 'f 's, para continuarmos a caminhar, ao menos um pouco mais e, nos deslumbrarmos com uma noite estrelada, com as flores, as ondas do mar, o canto dos pássaros e as borboletas tão coloridas como o amor que sentimos uns pelos outros. (elpis _/\_ )
                                                                           

sábado, 26 de outubro de 2013

Quero apenas cinco coisas…
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser… sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando. (Pablo Neruda)
                                     
 

Um Autêntico Sonho de Amor

  "Orgulho, vaidade, despeito, rancor, tudo passa, se verdadeiramente o homem tem dentro de si um autêntico sonho de amor. Essas pequenas misérias são fatais apenas no começo, na puberdade, quando se olha uma janela e se desflora quem está lá dentro. Depois, não. Depois, sofre-se é pelo homem, é pela estupidez coletiva, é por não se poder continuar alegremente num mundo povoado, e se desejar um deserto de asceta. O ascetismo é a desumanização, é o adeus à vida, e é duro ser uma espécie de fantasma da cultura cercado de areias."
(Miguel Torga, in "Diário (1948)" - via Citador )

                                   

                                     

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O mesmo Filme !

Recebi no final de semana passado uma amiga muito querida. Ficou de minha 'hóspede ', digamos que refugiada aqui em casa. Ela estava precisando de atenção e carinho. Penso ter proporcionado tudo isso a ela. O assunto que quero abordar é exatamente este citado acima - refugiada -  ela refugiou-se porque atravessa alguns momentos de profunda tristeza com o seu esposo. Bem, como isso é de competência de dois e não de três pessoas juntas, a parte que me coube foi ouvi-la, dar-lhe muito carinho e toda a atenção para que ela recuperasse a sua autoestima e, finalmente encontrasse o melhor caminho entre os dois. Ouvi-a falar, chorar e contar de como estava perdida. Num desses momentos de aprofundamento sobre a sua situação, lembrei-me dela citar que sentia-se como uma intrusa na sua própria casa, porque ele estando junto dela reinava um silêncio mortal, daqueles doídos, como aquele mesmo que sentimos quando estamos longe de alguém, sem a mínima expectativa de saber se o veremos novamente. Reclamou que quando ela falava seu semblante era de enfado, e apenas sacudia a cabeça de um lado para o outro, a censurava com expressões, como solicitando para não atrapalhá-lo. Fiz a minha leitura silenciosa sobre isso,pensei, nada falei : Ele realmente foi embora, ele não está mais com ela. Lembrei de ter passado por alguns momentos semelhantes com o homem que eu amava. Lembrei de ficar imensamente magoada e triste porque ouvia dele por várias vezes : 'você é um problema!',ou, 'ah mulheres!'. O pior é que eu não fazia a mínima ideia do porquê, e tudo ficava acontecendo friamente e eu fingindo de contente. Por fim, lembro que foram tantas vezes repetidas e ouvidas por mim que ofendida demais por isso, gritei comigo mesma : Sim eu sou uma mulher e eu nunca quis ser problema, muito menos sou igual a todas as mulheres, não por arrogância, mas porque antes de ser mulher eu sou um indivíduo igual a todos os outros, com alma, coração e mente, e aí estão as diferenças. Finalmente, meu espírito gritava reaja, afinal você deve amar-se e não deixar-se ser igualada. Não abafei mais o meu desconforto, apenas ergui-me com as minhas meditações diárias, coloquei curativos na outra asa que estava ferida e voei livre como voam os pássaros quando iniciam o primeiro voo libertos do ninho. 
Não coube a mim solucionar o relacionamento da minha amiga querida, repito que só a ambos cabe qualquer iniciativa, almejo que seja o melhor a eles dois, todavia o meu final de semana com ela foi gratificante, principalmente para mim. Uma, por ajudar a quem a mim pediu carinho, atenção e amizade, outra foi rever essa parte do filme que já havia visto e que, certamente, certas outras mulheres estejam dele contracenando no momento.(elpis)
                                                                      

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dá liceça Saudade !

"Eu daria tudo que eu tivesse
Pra voltar aos dias de criança

Eu não sei pra que que a gente cresce
Se não sai da gente essa lembrança

Aos domingos, missa na matriz
Da cidadezinha onde eu nasci
Ai, meu Deus, eu era tão feliz
No meu pequenino Miraí

Que saudade da professorinha
Que me ensinou o beabá
Onde andará Mariazinha
Meu primeiro amor, onde andará?

Eu igual a toda meninada
Quanta travessura que eu fazia
Jogo de botões sobre a calçada
Eu era feliz e não sabia " ( Meus tempos de criança - Ataulfo Alves )

s de criança - Ataulfo Alves)
O dia morre à meia noite, outro renasce num segundo próximo.
Nem um dia, nem um segundo, minuto ou hora de cada novo dia será igual ao que foi. Renascerão muitos outros, até mesmo com as datas iguais alterando o último dia simbólico do ano, mas nunca será igual ao que morreu. Não será para mim e para ninguém, mas há um grande amor guardado em mim. Sei que tudo será diferente sempre, apenas ele não modificará : o meu amor por você. Sua beleza, bondade, seu carinho, sua atenção me conduziram ao Universo, os dias cumprirão seu ciclo, mas sou tão imensamente abençoada, que meu amor por você, não morrerá jamais ! (elpis)
                                                                      

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Indiferença

E se a rosa branca fosse amarela,
a rosa amarela fosse vermelha,
a rosa vermelha fosse rosa,
ainda assim, você veria a rosa ? (elpis)


                                                                 

AZAR AMOROSO

"Há dois anos, um amigo conheceu o amor de sua vida em Gramado, num Congresso de Medicina. Ficaram juntos de noite - a noite foi linda, romântica, precisa, perfeita. Deu tudo certo: química, literatura, matemática, geografia, física e história. Gabaritaram a prova da paixão. Ele saiu de madrugada quando ela ainda dormia. Tinha que trabalhar cedo em hospital de Porto Alegre. Deixou uma longa carta na recepção do hotel afirmando que sua busca havia terminado e ela era a mulher que gostaria de passar o resto dos seus dias. Deixou por escrito o desafio: - Se você sente o mesmo, telefone correndo para mim.
Ela nunca telefonou.
Eles se encontraram casualmente na última semana. Depois do abraço, envergonhado, ele perguntou:
- Não me quis, né?
Ela respondeu à queima-roupa:
- Eu? Tá Louco? Eu queria, mas você sumiu sem notícias.
O cara descobriu que a recepção do hotel não entregou a carta. A mulher pensou que ele era um canalha, que apenas desejava curtir e que abandonou a cama de fininho para fugir de qualquer compromisso.
A recepção do hotel estragou o romance dos dois. Não confie em recepção de hotel. Não confie também na casualidade. Se você ama alguém, use todos os sinais de reforço: telefone, grite, esperneie. Tire a teima. Melhor ser chato do que enganado pelo azar. A insistência é a nossa maior confidente. Nem sempre o destino ajuda o amor, temos que ajudar o destino." (Fabricio Carpinejar)
                                             
                                            

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Idas e Vindas !

Eu olho você grande e distante
e da sua grandeza me comovo
e da sua distância me revolto.
Olho de novo.
Procuro detê-lo na minha retina,

fugaz você desaparece.  
Me desaponto, me levanto,
levo embora.

outro desencanto.
Você me observa,

então me chama.
Me aguarda, reclama,

me convida
a voltar,

por fim retorno.
E nesse amor feito de idas e vindas
nós nos amamos:
você me completa,

eu o transbordo.(elpis)
                                    

sábado, 19 de outubro de 2013

“E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: 'Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!' Aí, então derrame uma lágrima.”  (Vinícius de Moraes)
                                                   

Soneto de Fidelidade

 Hoje,no centenário do nosso carinhosamente chamado 'poetinha', nada mais justo do que homenageá-lo !
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes) 
                                                                                  

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

E embora eu o tenha amado,
tenha percebido sua dignidade,
tanta confiança e amparo,
e de fato eu tenha entregado,
meu coração junto minha alma,
que segredo é esse que você esconde,
deixando meu espírito desamparado,
e a minha cabeça amargurada ?
Se amar é ser confiante,
e se amar é ter bastante,
e se amar é não causar agonia,
abre o teu peito,
se não mais me quer,
ao menos confia !(elpis)
                                       

                                                                       



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mãos

As mãos de rugas trabalhadas,
molduradas pelo tempo,
trêmulas e cansadas, 
são lindas !
Já teve no passado o brilho da juventude,
foram mãos que serviram,
que lutaram, se divertiram
foram ágeis e beijadas,
eram rápidas bailarinas,
unidas quando oravam ao Universo 
pedindo vida longa e sucedida.
Apesar das suas levezas,
ainda assim, não eram formosas
quanto são agora,
porque apesar de sofridas,
elas contam a sua história. (elpis)
                                                                


Anda por onde quiser,
faz como puder,
aproveita todos os momentos, mas
quando voltar para mim,
não venha dilacerado,
traz junto o teu coração ! (elpis)
                                  

                                                            

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hoje, dia dos professores,refleti sobre o meu passado profissional. A maior parte dele,trabalhei na área exercendo serviço burocrático. Retirada por tempo de serviço e por ser relativamente jovem cai no 'vazio', retornei por opção ativamente para salas de aula. Pessoalmente,foi o tempo que mais amei, porque o trabalho 'face to face' com os alunos serviu como se estivesse recebendo os louros que completariam a certeza de que a minha missão de transmitir e receber era a correta. Obrigada,amigos 'alunos', vocês me deixaram uma lição! Tudo dito, e em resumo, deixo aqui a minha mensagem aos profissionais iniciantes, vocês nunca serão reconhecidos financeiramente, mas se estiver pleno e realizado este é o julgamento final, e terá valido a escolha. Muitas vezes pensarão: "Às vezes eu me sinto como pobre colina e outras como montanha; às vezes me sinto como um penhasco e em outras, como um céu azul, mas distante... " Siga adiante ! Abraços carinhosos aos meus colegas. (elpis)

TODO BOM COMEÇO...
"A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, um bom professor

Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor
No trilho de uma ferrovia…(um bom professor)
No bisturi da cirurgia…(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor
No sonho que se realiza…(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina…(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor
Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor” (Desconheço a autoria)
                                       

domingo, 13 de outubro de 2013

Amiga

Deixa-me ser a tua amiga, Amor,
A tua amiga só, já que não queres
Que pelo teu amor seja a melhor
A mais triste de todas as mulheres.


Que só, de ti, me venha magoa e dor
O que me importa a mim? O que quiseres
É sempre um sonho bom! Seja o que for,
Bendito sejas tu por me dizeres!


Beija-me as mãos, Amor, devagarinho...
Como se os dois nascessemos irmãos,
Aves cantando, ao sol, no mesmo ninho...


Beija- mas bem!... Que fantasia louca
Guardar assim, fechados, nestas mãos,
Os beijos que sonhei pra minha boca!

(Florbela Espanca)
                                                                     

sábado, 12 de outubro de 2013

"Nunca feche suas portas antes de ter experimentado qualquer coisa - nunca, nunca. De modo contrário, muitas coisas permanecerão sem ser vividas, desconhecidas. Elas estiveram disponíveis e você teria passado por algo belo; você teria se enriquecido por elas. Sempre diga sim para o novo." (OSHO)
                                                  
Jamais mato ilusões, mais tarde não quero chorar ausências!(elpis)
                                    

                                                                                

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"Se tenho que ser fiel a alguém ou alguma coisa, em primeiro lugar tenho que ser fiel a mim mesma. Se busco o amor verdadeiro, antes preciso me cansar dos amores medíocres que encontrei. A pouco experiência de vida me ensinou que ninguém é dono de nada, tudo é uma ilusão - e isso vai dos bens materiais aos bens espirituais." (Paulo Coelho - Onze Minutos)
                                                                        

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Levar a vida rindo,não significa que eu seja feliz. Rir é meu estado permanente, é intrínseco. Sou como uma bailarina da vida, os fardos que me entregam, eu carrego na ponta dos pés. Desvio minhas forças para as delicadezas que a vida me mostra, preferi dançá-la de sapatilhas, do que caminhar de pés descalços.(elpis)
                                       

                                   
                                 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Você já teve aquela sensação de que todos à sua volta estão deixando de gostar de você ? Aquela sensação que você está completamente só, apesar de existirem várias pessoas com você ? Várias pessoas ao seu redor ? Pois é... o nome mais correto pra isso, com certeza chama-se carência, sentimento tão devastador quanto a solidão. Não há como afirmar se um estado puxa o outro, ou se o outro puxa o um. Há como afirmar que por mais pleno que esteja o indivíduo, tanto fora de si como dentro, em algum momento ele falhou. Sim ele falhou ! E a falha não foi por falta de amor próprio, não foi. A falha foi por exagero de atenção por si e falta de atenção aos outros. Momentaneamente ele próprio se suprirá, futuramente alguém lhe falhará. Portanto, diariamente observemos com carinho os que nos rodeiam, talvez estes estejam pedindo hoje, o que no futuro estaremos necessitando. (elpis _/\_ )
                                 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

"Embora meu objetivo seja compreender o amor, e embora sofra por causa das pessoas a quem entreguei meu coração, vejo que aqueles que me tocaram a alma não conseguiram despertar meu corpo, e aqueles que tocaram meu corpo não conseguiram atingir minha alma."(Paulo Coelho)
                                                                        

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

" Apronto agora os meus pés na estrada. Ponho-me a caminhar sob sol e vento, eles secam as lágrimas, vou ali ser feliz e não volto."(Caio Fernando Abreu)
                                    
                                                                                   
 
 
 
 

sábado, 5 de outubro de 2013

Se vai tentar
siga em frente.

Senão, nem comece!
Isso pode significar perder namoradas
esposas, família, trabalho...e talvez a cabeça.

Pode significar ficar sem comer por dias,
Pode significar congelar em um parque,
Pode significar cadeia,
Pode significar caçoadas, desolação...

A desolação é o presente
O resto é uma prova de sua paciência,
do quanto realmente quis fazer
E fará, apesar do menosprezo
E será melhor que qualquer coisa que possa imaginar.

Se vai tentar,
Vá em frente.
Não há outro sentimento como este
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito
É a única coisa que vale a pena.
(Charles Bukowski)
                                                     

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

"Sumi porque só faço besteira em sua presença, fico mudo quando deveria verbalizar, digo um absurdo atrás do outro quando melhor seria silenciar, faço brincadeiras de mau gosto e sofro
antes, durante e depois de te encontrar.
Sumi porque não há futuro e isso não é o mais difícil de lidar, pior é não ter presente e o passado ser mais fluido que o ar.
Sumi porque não há o que se possa resgatar, meu sumiço é covarde, mas atento, meio fajuto, meio autêntico.
Sumi porque sumir é um jogo de paciência, ausentar-se é risco e sapiência, pareço desinteressado, mas sumi para estar para sempre do seu lado.
A saudade fará mais por nós dois que nosso amor e sua desajeitada e irrefletida permanência."(Martha Medeiros)